Pages

Subscribe:

About

sábado, 25 de março de 2017

História: Data Magna no Ceará celebra a libertação dos escravos

Resultado de imagem para Francisco José do Nascimento, o Chico da MatildeEstado do Ceará foi a primeira província a brasileira a libertar os escravos
Hoje, 25 de março, comemora-se a Data Magna do Ceará. A data celebra o marco histórico do fim da escravidão no Ceará, a primeira província brasileira a libertar os escravos, quatro anos antes da abolição da escravatura no Brasil.
O estado possui diversas referências ao tema, como por exemplo o Palácio da Abolição e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Porém o principal nome a ser lembrado nesta data é de Francisco José do Nascimento, o Chico da Matilde, pescador que lutou contra o tráfico de escravos no Ceará. 
Francisco José do Nascimento que também era conhecido como Dragão do Mar, nasceu em Canoa Quebrada em 1839, e faleceu em Fortaleza no ano de 1914. Ele conviveu diretamente com o drama do tráfico negreiro e lutou pelo abolicionismo. Foi o responsável direto pelo fechamento do Porto de Fortaleza, impedindo o embarque de escravos para outras províncias e notabilizando a frase: "No porto do Ceará não se embarcam mais escravos" após o fechamento do Porto.
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura inclusive, recebeu este nome em homenagem a Francisco José. Além do nome, há uma estátua dele no piso térreo do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura que pode ser visitado diariamente.
Com CNews

0 comentários:

Postar um comentário