Pages

Subscribe:

About

sexta-feira, 24 de março de 2017

O valor das emoções, por Dra. Ângela Almeida - Psicóloga


Com o título “O valor das emoções”, eis artigo da psicóloga Dra. Ângela Almeida. Ela escreve sobre o que favorece ou dificulta esse sentimento em nossas vidas.

Confira:

Você já ouviu falar sobre o "Valor das emoções?"
Há momentos na vida em que somos inundados por emoções negativas: tristeza, angústia, medo, ansiedade, raiva. Experimentar essas emoções leva-nos a uma condição de desconforto, de modo que tentamos nos livrar delas. 
As emoções são parte vital de nossa vida. Elas são tão importantes que já nascemos predispostos a algumas delas, como a tristeza e a alegria e, ao longo de nossa vida, desenvolvemos um vasto repertório emocional. Além disso, as emoções favorecem (ou dificultam) nossa adaptação ao ambiente. Por exemplo, quando nos sentimos felizes e animados estão em ação determinados neurotransmissores e hormônios que regulam nosso comportamento, os quais produzem em nós um estado de satisfação e prazer. Isto beneficiará nossas interações sociais, nossa motivação e disposição ao trabalho. 
Já as emoções negativas causam outros efeitos. Quando irritados ou tristes, podemos ter dificuldade em nossas interações sociais, menos interesse ou paciência com o trabalho, pensamentos com tendências pessimistas. Por isso, a primeira coisa que tentamos fazer quando estamos em sofrimento é nos livrar dele.
Que valor podemos obter do sofrimento? Nossas emoções negativas dizem algo importante sobre nós. Elas nos mostram o que valorizamos e dão um indício de que algo precisa ser feito, em nosso ambiente. Lutar com as emoções negativas, tentando eliminá-las a qualquer custo, só as torna mais intensas e duradouras.
Ao invés disso, é mais útil aceitar e procurar entender algo sobre essas emoções, por exemplo: O que elas dizem sobre mim e sobre minhas ações? O que elas dizem sobre meu ambiente e sobre minhas relações? Preciso fazer mudanças para me readaptar ao meu ambiente?
Enfim, encarando assim as emoções negativas elas vão cumprir sua função - sinalizar questões importantes das quais precisamos cuidar e dar mais atenção - vão durar o tempo necessário e vão deixar algum aprendizado. Então antes de tentar se livrar das emoções negativas, tente ouvir o que elas tem a dizer para você!

Um Psicólogo poderá te ajudar nessas e outras situações, desde que você escolha investir na sua saúde mental e emocional. Terapia faz bem! Busque sua qualidade de vida!

Ângela Almeida - Psicóloga formada pela a Universidade CEUMA do Maranhão
CRP 11/10449

Atendimento Cínico na  Multiclínica Camocim
Rua Riachuelo, n° 1715 
Centro
Telefones: Fíxo - 3621 1957 / Tim - 99850 4883 / Claro - 993539626.
➡ Invista em Você 
➡ Faça Terapia
➡ Tenha mais qualidade de Vida
➡ Busque ajuda de um profissional.

0 comentários:

Postar um comentário