Pages

Subscribe:

About

sábado, 15 de abril de 2017

Onze açudes do Ceará estão sangrando

Mais novo açude a sangrar foi o Quandu, em Itapipoca
As chuvas que banharam o Ceará nos últimos dias fez subir para 11 os números de açudes sangrando no estado. Dos 153 açudes monitorados pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), onze atingiram a capacidade máxima de armazenamento. 
O último açude a sangrar foi o Quandu, em Itapipoca, na Zona Norte do Estado. Sua capacidade é de 3.370.000 m³. Alé dele, os outros 10 açudes que estão sangrando são o Acaraú Mirim, Caldeirões, Cauhipe, Gameleira, Itapebussu, Itaúna, Maranguapinho, São Pedro Timbaúba, Tijuquinha e Valério.
Ao todo, atualmente o Ceará tem 15 açudes com aporte acima de 90%. Outros quatro estão próximos de atingir a capacidade máxima. No entanto, outros 106 açudes estão com aporte inferior a 30%.
Apesar das boas chuvas, os reservatórios do Estado continuam em níveis preocupantes, com apenas 11,99% da capacidade total de armazenamento, o que corresponde a 2,23 bilhões de m³.
Chuvas
Na última sexta-feira (14), choveu em 72 municípios cearenses. A cidade que teve a maior precipitação foi Ibiapina, na Região da Ibiapaba, com 45 milímetros. Em Quixeramobim choveu 41.8 milímetros, Ipueiras teve chuva de 39.0 milímetros. Já Fortaleza contabilizou 24.1 mm. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Com CNews

0 comentários:

Postar um comentário