Pages

Subscribe:

About

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Governo pode anunciar aumento de impostos na quinta-feira (20)

A arrecadação cresceu 0,77% no primeiro semestre, uma boa notícia, embora não seja suficiente para resolver o problema fiscal do país. A possibilidade de uma elevação de impostos é real. Em entrevista para o meu programa na GloboNews, o ministro Henrique Meirelles se mostrou propenso a aumentar tributos, decisão que será tomada nesta tarde e pode ser anunciada na quinta-feira. O programa estreia, excepcionalmente, às 21h30 desta quarta-feira.
Em junho, a arrecadação teve alta de 3% contra 2016, o suficiente para compensar as quedas em outros meses do ano. Quando perguntei se haverá aumento de impostos, o ministro me pareceu mais afirmativo dessa vez. O martelo será batido hoje à tarde porque amanhã será divulgado o relatório bimestral de receitas e despesas. As contingências no Orçamento estão atrapalhando o funcionamento da máquina.
Alguns setores da administração pública emitem sinais de paralisia. A emissão de passaportes virou um símbolo do problema, que se manifesta em todas as partes. O procurador-geral da República já disse que em 33 anos de serviço público jamais havia visto uma situação como essa. Saúde e Educação também sentem o congelamento de recursos. "Ajuste fiscal a gente sabe que é importante, mas o governo tem que continuar funcionando", disse Meirelles, que busca o equilíbrio das contas públicas.

0 comentários:

Postar um comentário